A história de “Alfajores Odara”, considerada uma Love Brand no seu segmento, no sul do Brasil remonta ao desejo de um jovem casal que, cansado da rotina da cidade, decide morar na praia. Dessa forma, a marca deveria comunicar o espírito do negócio – tranquilidade e boas energias.
Um pôr-do-sol com vista para o mar de chocolate – a ideia da embalagem dos Alfajores Odara foi traduzida para a arquitetura da loja, como se estivéssemos dentro dessa atmosfera, representado principalmente pelo uso das cores. A loja de 13m² fica na antiga garagem de uma casa tombada pelo patrimônio. O pé-direito baixo não foi impeditivo para uma loja acolhedora e não menos marcante com sua identidade forte, com cores aplicadas de forma flat. A ideia é que o ponto de venda fortalecesse ainda mais a relação com o consumidor, de baixo custo e que fosse fácil de ser replicada conceitualmente.
A loja tem sutilezas na geometria de seu mobiliário e nos elementos que remetem ao universo praiano – o balcão curvo, que lembra o formato do doce, ao mesmo tempo que permite um layout mais fluido; o desenho da porta, que tem, em uma de suas extremidades o formato de um arco; o uso de cordas nas plaquinhas ao estilo DIY, o lambri patinado que reveste o balcão, a prancha de surf estilizada, com frases inspiracionais trazendo boas energias, a presença de plantas, deixando o ambiente mais acolhedor.
Alguns elementos da estética industrial estão presentes através do uso de estruturas aparentes, seja no mobiliário ou na iluminação. Um dos móveis foi pensado de forma a ser flexível com a troca de produtos, com base em chapa metálica pode expor itens como camisetas, tacos de praia, bonés, dentre outros.
Alguns detalhes ajudam a compor a atmosfera única da loja – canhões refletores ganharam a mesma cor do teto; atrás do balcão, varalzinho de luz construído com cabo e soquete; uma máquina fotográfica com revelação instantânea, no melhor estilo old school permitem uma experiência interativa com o cliente.
Área: 13m²
Foto: Cristiano Bauce
Loja: Odara Alfajores
Local: Porto Alegre, RS – Brasil
Desenvolvimento de marca: StudioBah