NUWA Coworking Feminino

Nuwa Coworking Feminino

PROJETO COMERCIAL

O nome escolhido para o coworking voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres, Nuwa, tem como inspiração a mitologia chinesa, que representa o feminino. 

A sede, estabelecida em uma emblemática e belíssima residência da década de 50, de característica Art Deco, com aproximadamente 185m² de área, passou por reforma pontual, com um projeto que procurou respeitar as características do imóvel, dialogando com as necessidades atuais. É um espaço só para mulheres com todas as facilidades de um escritório dos sonhos e com o aconchego de uma casa. O piso, por exemplo, em parquet de madeira, foi restaurado, sendo parte importante da arquitetura do espaço. A transição de material se dá na sala de reuniões, com carpete em tom de azul, onde as mulheres podem receber clientes e fornecedores, independente de gênero e nos banheiros, com piso frio.

É na sala de reuniões que o viés corporativo ganha mais força através da arquitetura do ambiente. A parede de cortiça, além de vestir e possibilitar melhoria acústica é também espaço para a fixação de post-its, fotografias, dentre outros. O tom terroso da camurça, contrapõe ao azul, cor referência também da marca, e ao ripadinho branco, que camufla a janela, de pouco interesse arquitetônico.

Os espaços, em sua maioria, deveriam ser multiuso, uma vez que, frequentemente, ocorrem palestras para as associadas e para o público em geral, além de encontros variados para fomentar negócios e desenvolvimento pessoal. Para tanto, mesas com pés retráteis permitem mudança de cenário de acordo com a atividade. Uma das salas de trabalho, por exemplo, também possibilita a prática de yoga e meditação.

Se na recepção predominam os tons neutro, tendo como ponto central de convergência uma vegetação suspensa no teto, as duas salas principais de trabalho, ganham paleta marcante e múltipla. Já na sala das mães, monocromia em tons de rosa predominam. A ideia é que os espaços ganhassem identidade também através da gama de cores. 

Onde antes havia armários embutidos na residência, foram criados espaços para labor, contemplação e leitura, através de bancos confortáveis.

Na Nuwa, não há lugar fixo. É o espaço alinhado com o propósito do projeto – o de fomentar um networking mais frequente entre as usuárias.

Autoria: INN Arquitetura
Colaborador: Miriam Susy
Área: 185m²
Foto: Cristiano Bauce
Loja: Nuwa
Local: Porto Alegre, RS – Brasil
Execução: INN Arquitetura
Empreiteiro: SB Construções