Para um público de pacientes tão diversos, de crianças a partir dos 4 anos a adultos e idosos que precisam melhorar a fala, glutição, respiração, desempenho na comunicação, dentre outros, o espaço precisaria ser amigável, funcional, refinado, ao mesmo tempo lúdico e alegre.
Conhecemos a antiga estrutura do consultório para entender o dia-a-dia da profissional e o fluxo das atividades. Assim, pensamos em layout flexível através de painéis vazados e deslizantes em marcenaria, que possibilitam isolar sala de procedimento do restante, ou até mesmo, sistemas versáteis de portas nos armários que ajudam a revelar jogos e brinquedos infantis quando o público é infantil e a ideia é um cenário mais lúdico. Marcenaria em padrão madeirado, com algumas linhas orgânicas em seu traçado, garante fluidez ao espaço. A paleta em tons claros equilibra sua composição, garantindo o refinamento do espaço.
Como sempre, a nossa preocupação com a acústica, especialmente nesse tipo de espaço, é uma constante. Piso e teto vinílico, cortinas e outros elementos decorativos ajudam na absorção sonora, contribuindo para reduzir a propagação do som no ambiente. Parede em acartonado com lã de pet, além da porta acústica, ajudam a manter a privacidade do paciente que está em atendimento. Para a profissional que prefere um atendimento mais próximo e humanizado, cadeiras com rodízios foram dispostas agrupadas para facilitar o contato e a comunicação no atendimento. Por fim, jogo de luzes equilibrado propõe atmosfera acolhedora sem perder de vista o aspecto funcional dos atendimentos.
Área: 28m²
Projeto e gestão: Inn Arquitetura
Execução: FEC engenharia
Local: Porto Alegre, RS – Brasil
Ano: 2024
Fotos: Tita Leke