O Cais Mauá é uma área situada na beira do lago Guaíba, no centro da cidade de Porto Alegre. Com uma área de aproximadamente 187.000m2 utilizada para integrar as infraestruturas portuárias da cidade, parte de seu porto perdeu relevância econômica com o abandono das atividades de origem.
O projeto Cais Embarcadero, empreendimento dos grupos Tornak Holding e DCSET participações, vem para suprir uma carência de espaços de lazer na cidade e ocupar parte da área do complexo Cais Mauá pouco utilizada atualmente. O espaço contempla uma área de aproximadamente 19.000 m², situado em uma área adjacente à icônica Usina do Gasômetro. Tem como principal objetivo transpor as barreiras existentes, devolvendo a cidade um espaço para todos, que estimule a coletividade, trazendo atividades de lazer, esportes, cultura e gastronomia, respeitando as construções históricas e fomentando o turismo. A intervenção proposta pretende estabelecer diálogo entre o antigo e o novo fomentando senso de pertencimento e uso coletivo do local.
O parque se propõe a ser plural e multifuncional, atendendo do público infantil à terceira idade. Será equipado com: bares; cafés; restaurantes, na “Rua pôr-do-sol”, através de uma estrutura de containers conectados ao Armazém A7, um dos símbolos do local, com vista privilegiada; área esportiva; sanitários, espaços de contemplação para o pôr-do-sol, dito o mais bonito do mundo; áreas de lazer infantil, como oportunidade para as crianças se integrarem e desenvolverem habilidades sociais e físicas com áreas de brincadeiras livres e fixas, para as mais diversas fases da vida infantil. O aspecto lúdico fica a cargo de brinquedos que fazem alusão à vida náutica, com barquinho atracado, farol de localização com escalada, dentre outros; Beach Club, que se propõe a ser um espaço de confraternização entre familiares e amigos. O cenário desse espaço vai mudando ao longo do dia, culminando no clima de casa de praia no final da tarde. Espreguiçadeiras, móveis soltos e fixos, espaços livres no gramado, estação de drinks e aperitivos, embalos de som ambiente ou o clima de festas conduzido por dj’s fazem parte do astral do lugar.
Por se tratar de projeto com vocação temporária, procurou-se minimizar ao máximo o impacto de intervenção no terreno. Tiramos partido da topografia existente do local, da priorização das visuais para o rio e de caminhos e platôs existentes para nortear o projeto.
A transição de setores é configurada de forma sutil, tornando os espaços convidativos, em traçado orgânico que muito remete ao movimento das águas.
Containers marítimos foram escolhidos pelo baixo impacto ambiental, por se tratar de material de reuso, de rápida execução e pela facilidade de transporte.
Mobiliário urbano pensado para diferentes funções (sentar, apoiar, descansar, realizar refeições) e flexíveis, entre bancos e cadeiras móveis para que o usuário consiga dispô-las da maneira que melhor desejar e mobiliário fixo.
Dentre as composições espaciais estão gramados abertos multifuncionais, pérgolas e um mirante garantindo sombreamento e setores menores com suas diversas funções.
A vegetação nativa remanescente permanece respeitada pelos elementos construídos, implantados ao seu redor.
O projeto respeita a concepção da “nova orla” observando sua materialidade com o uso do concreto existente, a madeira e aço em seus acabamentos naturais, garantindo leveza ao conjunto.
Área: 13m²
Renders: Maria Paula Alves
Projeto: Cais Embarcadero
Local: Porto Alegre, RS – Brasil